Como montar uma loja de Produtos Naturais ChekList de 8 passos

Se você está em busca de informações sobre COMO MONTAR UMA LOJA DE PRODUTOS NATURAIS, você está no lugar certo.


Atuo no segmento de alimentação saudável há mais de 10 anos e sou o criador do maior canal sobre montar e gerir lojas de produtos naturais do Brasil.


Para facilitar a sua vida, assim como tenho facilitado a vida dos meus mentorados, eu levantei alguns pontos. Um Checklist sobre os passos principais para montar a sua loja de produtos naturais.

✅ PASSO 1 - PLANEJAMENTO. Parece clichê falar disso, mas é obrigatório. Coloque datas e metas, estipule o quanto você vai investir e conheça o mercado. Nesse planejamento você precisará inserir todos os gastos e despesas futuras de um negócio.


Também é importante salientar que para um negócio fluir e dar certo você não deve iniciá-lo apenas pela sua capacidade de fazê-lo dar lucros, mas pelo propósito de ter um negócio que brilhe seus olhos e o faça querer ajudar outras pessoas com isso.


Todo negócio foi feito para dar certo e quando você tem paixão por ele, isso fica ainda mais fácil e os resultados são ainda mais rápidos.


✅ PASSO 2 - PESQUISA DE MERCADO. Entenda melhor como funcionam as lojas. Visite várias lojas em sua cidade ou em outros locais. Busque informações com pessoas próximas para saber quais produtos elas consomem, qual a frequência de visitas a uma loja. Você também pode pesquisar junto a profissionais de saúde como os nutricionistas e personais trainers. Esses profissionais já irão indicar quais produtos possuem maior saída e até mesmo quais eles indicam para uma possível parceria.

✅ PASSO 3 - PENSE NO NOME.

Escolha um bom nome e sugiro buscar algo além do básico que todo mundo usa. Fuja do óbvio e escolha nomes com significados. Fazer uma reunião com a família para definir qual o melhor nome para seu negócio futuro pode ser um momento divertido e motivador para todos. Ah, não se esqueça de registrar a sua marca após escolher o nome. A marca só é sua depois que você registrar no INPI. Inclusive eu indico a assessoria da ABM Marcas e Patentes que está no mercado há quase 40 anos.


Já vi muitos casos de lojistas terem que trocar a sua marca e perderem dinheiro com a substituição obrigatória de sacolas, cartões, fachada, etc.


Além disso, ainda há os prejuízos causados pela perda de clientes que não conseguirão te encontrar como faziam antes pelas redes sociais e Google.

✅ PASSO 4 - ESCOLHA O LOCAL.

Dê preferência por locais mais movimentados por pedestres, próximos a outros comércios como supermercados, drogarias, lotéricas, etc. Estar próximo a laboratórios, clínicas e academias é uma sacada de mestre.


Já te adianto: vai demorar um pouco mais do que o imaginado, a menos que você tenha sorte. Escolher um bom local leva um certo tempo. Então vá com calma.


Não se esqueça de consultar a prefeitura da sua cidade para certificar-se de que o local está ápto para esse tipo de negócio. Um contador poderá te auxiliar quanto a isso.

✅ PASSO 5 - ABRA O CNPJ.

Após escolher o local, é hora de pedir ajuda ao contador para que ele possa te auxiliar quanto a parte burocrática. É hora de ter CNPJ. Busque ajuda de um profissional para escolher os melhores CNAES (Um código dado para cada tipo de negócio).


Na dúvida, chama o contador aí! :D

✅ PASSO 6 - FAÇA AS COMPRAS

Compre os equipamentos básicos como balança, ar condicionado, computadores e também se programe para comprar mercadorias. Prazo para iniciar compra de estoque é de 30 a 40 dias antes da inauguração.


No planejamento você já deverá disponibilizar o valor indicado para montar o seu negócio. Se estiver com dúvidas sobre o investimento, clique aqui pra assistir um vídeo onde eu falo sobre isso.


É importante salientar que você pode iniciar um negócio com pouco dinheiro, assim como fez uma aluna do meu curso, o maior treinamento de como montar e gerir lojas de produtos naturais do Brasil. Ela iniciou a sua loja com R$ 365,00. Veja o vídeo abaixo.



✅ PASSO 7 - CADASTROS E PRECIFICAÇÃO

Com as mercadorias na loja é hora de fazer o cadastro de tudo. Pra isso é bom ter um sistema pra te ajudar nesse processo. Há sistemas gratuitos como é o caso do MarketUP


Quanto mais controle você tiver no seu negócio, mais fácil é para definir lucros, despesas e fazer todo o processo de análise gerencial.


Quanto a precificação, é importante levar em consideração alguns pontos como por exemplo a média de preços praticados na região.


Quem determina preço é o mercado e não você.

✅ PASSO 8 - INAUGURAÇÃO e PUBLICIDADE.

Comece a divulgar a sua loja nas redes sociais mesmo antes de inaugurá-la Isso vai garantir um público maior no grandioso dia.


Faça muito movimento antes disso e mostrando os bastidores e assim você terá um bom resultado.


Ficou mais interessado em saber mais sobre o mundo incrível das lojas de Produtos Naturais? Participe do meu grupo de mentoria gratuita no Telegram. É de graça e o link está no Perfil do Insta @cleberbrandao !




638 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo