Como Calcular preço de vendas de forma fácil

Atualizado: 29 de Dez de 2019

Você está em dúvidas sobre quanto cobrar sobre o produto vendido? Aqui eu quero te ensinar, de forma fácil, como calcular preço de venda para sua loja de produtos naturais de forma detalhada e fácil. Sendo assim você conseguirá ter mais clareza sobre sua margem de lucro



Vendas realmente dependem de um bom preço?


De fato precificação é uma etapa muito importante no seu negócio. A partir dela, o empresário não apenas ajusta sua estratégia de negócio como também determina sua lucratividade.


Além disso a estratégia é determinada pelo fato de que, com os preços adequados, é possível promover determinados produtos e chamar mais clientes para a loja, aumentando assim o faturamento.


Preços que atraem clientes


Com preços corretos, pode-se usar também a estratégia do “boi de piranha”, que é aquela em que se coloca um preço baixo em um produto para atrair a clientela para sua loja e, dessa maneira, oferecer e vender outros produtos com preços e margens melhores para a empresa.


Por onde começar?


Primeiramente faça uma pesquisa do preço médio que seus concorrentes cobram pelo mesmo produto. Desse modo você terá um valor médio sobre a venda desse mesmo item em seus concorrentes.

DICA IMPORTANTE: Se você oferece algum diferencial, você tem duas opções: 1) Cobrar a mais por ele; 2) Não cobrar a mais e usá-lo como um chamativo para que as pessoas vejam vantagem em visitar sua loja.


Como calcular preço de venda


Para precificar corretamente você deverá coletar alguns dados que irão compor o seu custo. Estes dados são:


CMV

Custos da Mercadoria Vendida: quanto você pagou pelo produto ao seu fornecedor;


Imposto

Quanto você pagará de imposto ao vender o produto. Como o imposto varia em função do preço de venda e você ainda não o definiu, aplique a taxa percentual de imposto que você atualmente paga e multiplique por um preço de venda estimado, para ter uma estimativa;


Comissão de vendas

O quanto você pagará pela venda unitária de cada produto para o vendedor


Embalagens

aquela sacolinha que seu cliente leva pra casa, insira seu custo aqui;


Frete do envio (caso você venda pela internet)

para o caso de realizar vendas cujo custo de frete seja seu, insira aqui também.

Agora é só somar tudo e estabelecer seu preço, levando em conta o que o mercado está acostumado a pagar e também o seu diferencial.


Exemplo prático de como formar preço de venda


Bruno tem uma loja de produtos naturais e passará a vender Colágeno em cápsulas, pois enxergou uma oportunidade de mercado, já que este é um dos produtos mais vendidos em qualquer loja de produtos naturais.


Bruno pesquisou em sua região e verificou que o colágeno é vendido a uma média de R$ 59,90 e decidiu adotar o padrão.

Então separou os custos:


CMVR R$ 20,00

Imposto 5%

Comissão vendedor 3%

SacolinhaR$ 1,00



Soma dos custos

Total de Custos: R$ 20,00 + 8% (Imposto 5% + Comissão 3%) + R$ 1,00 Total de Custos (levando em consideração o preço de mercado): R$ 21,00 + R$ 4,79 (8% x R$ 59,90*) = R$ 25,79 Lucro




Se praticar o preço de venda no mercado de R$ 59,90, Bruno terá Lucro Bruto de R$ 34,11 (56,9%) sobre cada unidade vendida, com custo de R$ 25,79 por venda.

Ficou claro pra você? Deixe suas dúvidas e comentários!


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