
Como Calcular preço de vendas de forma fácil
Atualizado: 29 de dez. de 2019
Você está em dúvidas sobre quanto cobrar sobre o produto vendido? Aqui eu quero te ensinar, de forma fácil, como calcular preço de venda para sua loja de produtos naturais de forma detalhada e fácil. Sendo assim você conseguirá ter mais clareza sobre sua margem de lucro

Vendas realmente dependem de um bom preço?
De fato precificação é uma etapa muito importante no seu negócio. A partir dela, o empresário não apenas ajusta sua estratégia de negócio como também determina sua lucratividade.
Além disso a estratégia é determinada pelo fato de que, com os preços adequados, é possível promover determinados produtos e chamar mais clientes para a loja, aumentando assim o faturamento.
Preços que atraem clientes
Com preços corretos, pode-se usar também a estratégia do “boi de piranha”, que é aquela em que se coloca um preço baixo em um produto para atrair a clientela para sua loja e, dessa maneira, oferecer e vender outros produtos com preços e margens melhores para a empresa.
Por onde começar?
Primeiramente faça uma pesquisa do preço médio que seus concorrentes cobram pelo mesmo produto. Desse modo você terá um valor médio sobre a venda desse mesmo item em seus concorrentes.
DICA IMPORTANTE: Se você oferece algum diferencial, você tem duas opções: 1) Cobrar a mais por ele; 2) Não cobrar a mais e usá-lo como um chamativo para que as pessoas vejam vantagem em visitar sua loja.
Como calcular preço de venda
Para precificar corretamente você deverá coletar alguns dados que irão compor o seu custo. Estes dados são:
CMV
Custos da Mercadoria Vendida: quanto você pagou pelo produto ao seu fornecedor;
Imposto
Quanto você pagará de imposto ao vender o produto. Como o imposto varia em função do preço de venda e você ainda não o definiu, aplique a taxa percentual de imposto que você atualmente paga e multiplique por um preço de venda estimado, para ter uma estimativa;
Comissão de vendas
O quanto você pagará pela venda unitária de cada produto para o vendedor
Embalagens
aquela sacolinha que seu cliente leva pra casa, insira seu custo aqui;
Frete do envio (caso você venda pela internet)
para o caso de realizar vendas cujo custo de frete seja seu, insira aqui também.
Agora é só somar tudo e estabelecer seu preço, levando em conta o que o mercado está acostumado a pagar e também o seu diferencial.
Exemplo prático de como formar preço de venda
Bruno tem uma loja de produtos naturais e passará a vender Colágeno em cápsulas, pois enxergou uma oportunidade de mercado, já que este é um dos produtos mais vendidos em qualquer loja de produtos naturais.
Bruno pesquisou em sua região e verificou que o colágeno é vendido a uma média de R$ 59,90 e decidiu adotar o padrão.
Então separou os custos:
CMVR R$ 20,00
Imposto 5%
Comissão vendedor 3%
SacolinhaR$ 1,00
Soma dos custos
Total de Custos: R$ 20,00 + 8% (Imposto 5% + Comissão 3%) + R$ 1,00 Total de Custos (levando em consideração o preço de mercado): R$ 21,00 + R$ 4,79 (8% x R$ 59,90*) = R$ 25,79 Lucro
Se praticar o preço de venda no mercado de R$ 59,90, Bruno terá Lucro Bruto de R$ 34,11 (56,9%) sobre cada unidade vendida, com custo de R$ 25,79 por venda.
Ficou claro pra você? Deixe suas dúvidas e comentários!
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